Páginas

curvas, retas e esquinas

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

voar com beija flor.© Copyright

Venha a mim beija flor que encanta, e sorve a doçura de jasmim. Traz no bico o mel de amor, e acorda a doce ternura em mim. Traz em teu plainar suave a leve canção de embalar. Desperta o meu olhar mais belo, e desta fantasia, não querer mais acordar. Quero olhar pelas frestas o desabrochar da linda flor de marcela, mas quero abrir de todo a janela, para alçar voo em asas cristalinas de libélula.

Tu encantas-me, com tuas lindas cores emplumadas.... Plaino neste meu mundo, onde faz do vento tua estrada. Este meu universo de sonhar, e este elevado, e ávido desejo de voar. Estar por entre as árvores, neste teu espaço, o sereno eu revoar. Brincar por entre as folhas e flores, neste breve momento de sonhar...

Tu embalas este meu delírio de voejar, e não ouço teu canto, nem vejo teu breve instante de voltar. Não iluda meus olhos! Quero ver todos os teus atos de pairar, neste brilhar de primavera, na poesia de tuas cores vivas de aquarela. Quero o mel que sorve neste teu prazer de levitar.... Quero a doçura de um beijo, e deste sonho, já não desejo mais acordar.

Quero voar em teus jardins, onde fez das flores a tua morada!  Tu realças a linda manhã com tuas majestosas asas de poesia emplumada. De tuas pequenas pupilas queria eu ver, o tamanho de tanta beleza! Plainar neste teu lindo verso, esta tua cândida, e esvoaçada grandeza.... Quero ver de teus olhos a clareza das harmonias singelas. Sentir de teu bico o sabor,  dos delicados buques de marcelas. Não acordar deste mágico instante de florida primavera.... Voar em tuas asas de sonhos  todas as manhãs! Quem me dera, quem me dera!
 By betonicou

16 comentários:

  1. Boa noite meu querido amigo Beto. Que poesia linda. A sua sensibilidade me encanta. Beija flor é realmente uma inspiração. Pois tem encantos e seus mistérios. Meu amigo eu lhe desejo um final de semana maravilhoso como você bem merece. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Mirtes! Obrigado por sua gentileza tão carinhosa! Sempre muito bom te-la por aqui viu! Me encanto com você! grande beijo.

      Excluir
  2. OI BETO!
    BOA NOITE AMIGO.
    MUITO LINDO ESTE VOEJAR DE TEU BEIJA FLOR DE SONHOS.
    ABRÇS
    V

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zlani , obrigado por ter vindo amiga poetisa. beijos e abraços!

      Excluir
  3. Como seria simples e bela a vida se soubessemos admirar a beleza de um beija-flor, no seu " plainar suave e leve ", parecendo brincar entre as folhas e flores que a cada Primavera desabrocham. Não seria necessário esperarmos esta ave deslumbrante, mas rara em algumas paragens, bastar-nos-ia parar por alguns minutos apenas e observar aquele pardalzito,maroto que, sem " escrúpulos " e, sem se fazer anunciar, entra na nossa varanda e lá vai ele, de vaso em vaso, esgaravatando e pintando o chão daquele castanho cor de terra; através da janela vejo e zango-me, mas depois acabo por sorrir pela felicidade que sinto naquele pequeno e simples acto de sobrevivência. Sem que se aperceba do que se pass à sua volta, lá voa ele de novo para outras paragens, com a certeza de que outras varandas , outros vasos, outra terrinha fofa vai encontrar para de novo, feliz, esgaravatar. São " instantes mágicos " estes , tantos outros aparecendo perante o nosso olhar, mas....onde está o nosso olhar? Onde está aquele tempinho precioso para dedicarmos a estas pequenas belezas, para sentirmos o " perfume das singelas marcelas " ? Às vezes, amigo, está só na vontade e tantas outras nem na vontade; o tempo , dizemos nós, é precioso para outros afazeres, para aqueles que achamos importantíssimos para o êxito, para o sucesso, para aquelas falsas maravilhas que nos dão poder e admiração aos olhos dos outros. São importantes esses deveres, essas obrigações que temos na sociedade em que estamos inseridos, mas..a nossa satisfação pessoal, o nosso bem estar interior, o alimento para a nossa alma, onde estão eles ? Há que parar um pouco, pois a Primavera passa, o beija-flor voa para outros lugares e, embora saibamos que eles voltarão, não temos a certeza que aqui estaremos pra os admirar. Aproveitemos agora, amigo e deixemo- nos levar pelo sonho de, junto com o beiji-flor voarmos pelos jardins, saltando de flor em flor alegremente. " Quem me dera, quem me dera, " amigo, ter essa capacidade! Não a tenho! Mas...ainda há tempo de aprender. Contigo já dei um passinho e... prometo...não me zangarei mais com aquele pardalzinho.
    Obrigada, Beto por este pequeno, mas belo momento. Beijinhos e uma semana de alegria e serenidade.
    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emília! Essas criaturinhas são assim mesmo…chegam e tomam conta do quintal, e convenhamos, que o ar pertence as suas asas. Minha querida, nós seres humanos somos intolerantes quando invadem nosso espaço. Lembro-me de quando servindo exército, eu e companheiros matamos um gamba, por estar apenas visível aos nossos olhares atravessando o asfalto do quartel. Nunca esqueci dessa cena cruel por parte nossa. Essas criaturas de Deus, são companheiros nessa terra inóspita de aconchegos, e elas nos dão, se as tratarmos com o devido carinho e respeito. Tenho uma predileção por pássaros, e os acho extremamente poéticos. Emília minha querida, gosto muito de sua visita, pois sempre traz consigo experiência e também reflexões…Um abraço apertado e beijos mil!

      Excluir
  4. Corrigindo..." pela felicidade que sinto nele nesse acto simples...
    Desculpa, amigo
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tranquilo rsrsrs beijão minha querida amiga.

      Excluir
  5. ¡Hola, Beto!!!!

    Nos dejas una bellísima prosa poética que encandila al lector. Es una maravilla leerte. La foto es verdadera inspiración que nutre la imaginación haciendo que desborde tu linda poesía. Soñador incansable, eres un verdadero brillar de primavera e igualmente lo serás en todas las estaciones del año o de la vida.
    Verdadero lirismo es hoy tu prosa, suena bellísima que bien se pudiera hacer una canción hermosa.

    Ha sido un autentico placer pasar a leer esta prosa poética y divina.
    Mi enhorabuena y mi felicitación.

    Te dejo mi inmensa gratitud y estima.
    Un abrazo y se muy -muy feliz.

    Pasaré en otra ocasión, pues esta preciosidad es para leer y releer.

    Un beso.




    ¡Hola, Beto!!!!
    Nos dejas una bellísima prosa poética que encandila al lector. Es una maravilla leerte. La foto es verdadera inspiración que nutre la imaginación haciendo que desborde tu linda poesía. Soñador incansable, eres un verdadero brillar de primavera e igualmente lo serás en todas las estaciones del año o de la vida.
    Verdadero lirismo es hoy tu prosa, suena bellísima que bien se pudiera hacer una canción hermosa.

    Ha sido un autentico placer pasar a leer esta prosa poética y divina.
    Mi enhorabuena y mi felicitación.

    Te dejo mi inmensa gratitud y estima.
    Un abrazo y se muy -muy feliz.
    Pasaré en otra ocasión, pues esta preciosidad es para leer y releer.

    Un beso.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina! Penso que esse texto foi um dos meus melhores momentos. Sempre observei, e observo o beija –flor em seu voo suave, quase imóvel no ar. Belíssima poesia emplumada escrita por Deus. Minha querida, muito agradecido por sua linda visita, e seu comentário muitíssimo animador. Gosto de sua linda sensibilidade. Grande beijo!

      Excluir
  6. O Beija-Flor é uma ave lindissima. Gostei muito de ler, tendo ficado admirador da sua forma de escrever
    .
    Deixo saudações poéticas
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Gil Antônio! Fico lisonjeado por sua visita poeta. Obrigado ! Sinta-se à vontade para vir quando quiser. Visitarei seu blog em breve! Saudações poéticas meu caro.

      Excluir
  7. Boa noite Beto!
    Como esta o calor nas MG, risos. Aqui parece mais um vulcão cuspindo fogo.
    Tão bonito esse escrito poeta... Voar de um beija-flor tão lindamente construído! Teu olhar é maravilhoso perante o beija-flor. Um texto soberbo como todos os outros que nos presenteou.
    Tua sensibilidade sempre me encanta... Adorei!

    Hoje não deu pra saborear um cafezinho, mais a limonada mineira esta deliciosa.
    Sucesso nos projetos meu amigo. Estou com dedos cruzados torcendo por ti.
    Beijo, Sorriso e um abraço apertadinho vice!
    Boa semana com coisas maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Smareis! Aqui o calor está até mais ameno que dias atrás, mas o café sempre está em nossas mãos para degusta-lo. Em minha casa tomamos muito café, por causa do costume mesmo. Esse texto, como disse em um dos comentários, e´ um de meus preferidos. Gosto de observar esses delicados pássaros, em seus delicados voos. Também amo limonada, e por falar vou estar ai em fevereiro. Praia grande. Não sei se é perto de sua casa, mas vamos estar um pouco mais perto vice! (Motivo para uma limonada rsrsrs) Obrigado pelo carinho de sempre minha amiga. Beijos e abraços.

      Excluir
  8. Um magnífico texto, que respira poesia em cada linha. Parabéns, gostei imenso.
    Continuação de boa semana, caro Beto.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jaime! Gosto muito de pássaros, e em especial o lindo e delicado voo do beija-flor. Ótima continuação de semana meu amigo. Abraço.

      Excluir

people of the world comment if to like… important for the development of this work…